Busca de Exercícios - PUC - RIO DE JANEIRO - Informativo-expositivo (interpretação de textos) - Textos Jornalísticos (Interpretação de textos) Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Informativo-expositivo (interpretação de textos)
  • Textos Jornalísticos (Interpretação de textos)
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(PUC - RIO DE JANEIRO - 2014)Número Original: 2Código: 6463007

Vestibular - Primeiro Dia - Grupo 2

Informativo-expositivo (interpretação de textos) Textos Jornalísticos (Interpretação de textos)

Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO 2014
Exibir texto da questão

Texto 2 Numa versão apócrifa da Odisseia, Lion Feuchtwanger propôs que os marinheiros enfeitiados por Circe e trans- formados em porcos gostaram de sua nova condição e resistiram desesperadamente aos esforços de Ulisses para quebrar o encanto e trazé-los de volta à forma humana. Quando informados por Ulisses de que ele tinha encontrado as ervas mágicas capazes de desfazer a maldição e de que logo seriam humanos novamente, fugiram numa veloci- 5 dade que seu zeloso salvador não pôde acompanhar. Ulisses conseguiu afinal prender um dos suínos; esfregada com a erva maravilhosa, a pele erigada deu lugar a Elpenoros — um marinheiro, como insiste Feuchtwanger, em todos os sentidos mediano e comum, exatamente “como todos os outros, sem se destacar por sua força ou por sua esperteza” O “libertado” Elpenoros não ficou nada grato por sua liberdade, e furiosamente atacou seu “libertador”: Então voltaste, 6 tratante, ó intrometido? Queres novamente nos aborrecer e importunar, queres 10 novamente expor nossos corpos ao perigo e forçar nossos corações sempre a novas decisões? Eu estava tão feliz, eu podia chafurdar na lama e aquecer-me ao sol, eu podia comer e beber, grunhir e guinchar, e estava livre de meditações e dúvidas: “O que devo fazer, isto ou aquilo? Por que vieste? Para jogar-me outra vez na vida odiosa que eu levava antes? Texto adaptado de BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Trad. Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001. p.25. a) No Texto 2, o conceito de liberdade é visto de uma forma relativa, e não absoluta. Explique como se estabelece essa relativização, tomando como base o comportamento de Ulisses e Elpenoros. b) Reescreva a frase a seguir, substituindo gostar por conformar-se e esforços por batalha. Os marinheiros transformados em porcos gostaram de sua nova condição e resistiram desesperadamente aos esforços de Ulisses para quebrar o encanto de Circe.


Veja a resolução para saber se acertou!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

2(PUC - RIO DE JANEIRO - 2017)Número Original: 2Código: 6630972

Vestibular - Primeiro Dia - Grupo 1 - Grupo 3 - Grupo 4 - Grupo 5

Dissertação Argumentativa (Tipos Textuais) Textos Jornalísticos (Interpretação de textos)


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO  2017
Exibir texto da questão

a) Darwin e alguns cientistas (mencionados por ele no texto) têm crenças diferentes quanto aos fatores que promovem mudanças nos organismos da natureza. Explicite tal diferença. b) Complete, de acordo com o texto. i) O trecho “fossem fortuitas”, no primeiro período, pode ser substituído, sem alteração de sentido, por ) No Texto 2, no que diz respeito à variabilidade dos seres orgânicos, estado doméstico relaciona-se a um habitat (1) e estado selvagem relaciona-se a um habitat (2)


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

3(PUC - RIO DE JANEIRO - 2017)Número Original: 1Código: 6630971

Vestibular - Primeiro Dia - Grupo 1 - Grupo 3 - Grupo 4 - Grupo 5

Textos Jornalísticos (Interpretação de textos) Variações Linguisticas


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO  2017
Exibir texto da questão

Mantendo o sentido dos trechos em destaque, reescreva-os atendendo ao que é solicitado. Faça as modificações neces- sárias. a) Não use gerún “Tendo yang atingido seu climax, retira-se em favor do yin; tendo o yin atingido seu climax, retira-se em favor do yang” b) Inicie por “A interação”. “Na concepção chinesa, todas as manifestações do tao são geradas pela interação dinâmica desses dois polos arquetípicos ” e) Proponha uma nova pontuação para o trecho abaixo, substituindo apenas o sinal de ponto e virgula e os travessões. “A principal característica do tao é a natureza cíclica de seu movimento incessant aspectos — tanto os do mundo físico quanto os dos domínios psicológico e social —, e: a natureza, em todos os seus e padrões cícli


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

4(PUC - RIO DE JANEIRO- RJ - 2017)Número Original: 1Código: 6630895

Vestibular - Primeiro Dia - Grupo 2

Pronomes Textos Jornalísticos (Interpretação de textos)


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO 2017
Exibir texto da questão

a) Explique, de acordo com o Texto 1, o que há em comum entre o processo de compreensão dos sonhos e a indicação de tratamento para pacientes, no que diz respeito à conduta de Freud b) Indique que elemento relacionado a afeto é apresentado no Texto 2 e aponte uma de suas utilidades no dia a dia do ser humano.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

5(PUC - RIO DE JANEIRO - 2015)Número Original: 1Código: 6489708

Vestibular de Inverno - Manhã - Outros Cursos - Administração - Ciências Biológicas - Ciências da Computação - Sistemas de informações - (Núcleo Básico de Computação)

Textos Jornalísticos (Interpretação de textos) Sintaxe

Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO 2015
Exibir texto da questão

Texto 1 Ensinar exige rigorosidade metódica O educador democrático não pode negar-se o dever de, na sua prática docente, reforçar a capacidade crítica do educando, sua curiosidade, sua insubmissão. Uma de suas tarefas primordiais é trabalhar com os educandos a rigorosidade metódica com que devem se “aproximar” dos objetos cognoscíveis. E esta rigorosidade metódica não tem nada que ver com o discurso “bancário” meramente transferidor do perfil 5 do objeto ou do conteúdo. É exatamente neste sentido que ensinar não se esgota no “tratamento” do objeto ou do conteúdo superficialmente feito, mas se alonga à produção das condições em que aprender criticamente é possível. E essas condições implicam ou exigem a presença de educadores e de educandos criadores, instigadores, inquietos, rigorosamente curiosos, humildes e persistentes. Faz parte das condições em que aprender criticamente é possivel a pressuposição por parte dos educandos de que o 10 educador já teve ou continua tendo experiência da produção de certos saberes e que estes não podem a eles, os educandos, ser simplesmente transferidos. Pelo contrário, nas condições de verdadeira aprendizagem, os educandos vão se transformando em reais sujeitos da construção e da reconstrução do saber ensinado, ao lado do educador, igualmente sujeito do processo. Só assim podemos falar realmente de saber ensinado, em que o objeto ensinado é apreendido na sua razão de ser e, portanto, aprendido 15 pelos educandos. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004, p. 26. a) Explique, com suas próprias palavras, o que distingue os conceitos de “rigorosidade metódica” e de “discurso bancário”, apresentados por Paulo Freire. b) Identifique o referente do pronome demonstrativo estes em "que estes não podem a eles, os educandos, ser simplesmente transferidos” (linhas 10 -11 - texto 1). €) Conservando o seu sentido original, reescreva a frase abaixo, atendendo à modificação proposta. Faça as alterações necessárias. Frase original: “Só assim podemos falar realmente de saber ensinado, em que o objeto ensinado é apreendido na sua razão de ser e, portanto, aprendido pelos educandos.” (texto 1) Frase modificada Só assim podemos falar realmente de saber ensinado, em que o objeto ensinado é aprendido pelos educandos


Veja a resolução para saber se acertou!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.